Blog Ginecologia e Obstetrícia

Dores no ciclo menstrual podem ser sintomas de endometriose

 

.

 

A cólica é um dos sintomas mais inconvenientes do ciclo menstrual. Quando a menstruação ocorre bem, o útero elimina o endométrio (tecido que reveste sua cavidade).

Em alguns casos as células se alojam na cavidade abdominal, multiplicam-se e geram inflamações. Esse fenômeno é chamado de endometriose: uma doença que afeta 10% das mulheres em fase reprodutiva (13 a 45 anos).

Quando a paciente tem uma vida estressante, isso pode afetar a sua imunidade e permitir que o endométrio se desenvolva na cavidade abdominal. Por isso, estatisticamente, mulheres com endometriose possuem maiores índices de stress e ansiedade. 

Em alguns casos iniciais, o tratamento para a endometriose pode ser solucionado com pílulas anticoncepcionais, mas quando a doença está muito avançada são necessárias intervenções cirúrgicas como a laparoscopia ou laparostomia.

Dor durante as relações sexuais, fadiga crônica, exaustão, sangramento menstrual intenso ou irregular, dor pré-menstrual e dificuldade para engravidar são alguns dos sintomas da endometriose.

Caso você tenha algum desses sintomas, agende uma consulta com um(a) ginecologista.

Telefone: (62) 3086-9600
WhatsApp: (62) 98516-1200

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?