Blog Urologia

Por que homens tem medo de urologistas?

 

.

 

É comum vermos campanhas a respeito de exames preventivos femininos como o de mama e o papanicolau, além de ser um assunto frequentemente conversado entre as mulheres. Por que o mesmo não acontece entre os homens?

Em uma pesquisa, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) descobriu que 49% dos homens acima dos 45 anos nunca realizaram o exame do toque prostático.

Destes 49% entrevistados, 26% disseram que o médico nunca pediu, 24% acham o teste pouco “másculo” e não gostam e, por fim, 22% acreditam que não têm sintomas ou idade para realizar.

Outro estudo do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostra que 49% dos homens suportam os sintomas da doença até um ano antes de procurarem os médicos e 34% acreditam que falar sobre a dor os tornam frágeis.

Os números das duas pesquisas deixam claro que falar sobre o assunto e buscar ajuda médica, ainda são um tabu para os homens.

Ao alimentar esse preconceito em relação à essa especialidade médica, muitos acabam sucumbindo à males maiores que poderiam ser evitados facilmente. Um exame preventivo de câncer de próstata em casos assintomáticos, pode salvar a vida de 90% dos pacientes.

Ao passar dos 45 anos, faça exames anuais para prevenir o câncer de próstata. Se sentir qualquer dor, dificuldade ou sangramento ao urinar, procure um(a) urologista. 

Telefone: (62) 3086-9600
WhatsApp: (62) 98516-1200

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?