Blog Neurologia

Epilepsia e Convulsão são a mesma coisa? 

.

 

Apesar de possuírem características semelhantes, convulsão e epilepsia não são sinônimos , porém , possuem relação entre si.

A epilepsia é uma doença cerebral crônica que pode ser gerada por diversas causas e que se caracteriza pela recorrência de crises epiléticas espontâneas. As crises podem se manifestar com alterações da consciência  ou eventos motores, sensitivos/sensoriais, autonômicos (como suor excessivo e queda de pressão) ou psíquicos involuntários.

A convulsão por sua vez é um tipo de ataque epilético, que pode ser de nível mais intenso, no qual a pessoa pode perder os sentidos, se debater, morder a língua ou urinar involuntariamente. Ou de um nível mais leve, no qual o indivíduo pode ter formigamentos,  breves desligamentos e contrações em algum membro específico. Caso essas crises se tornem frequentes,  se configura um caso de epilepsia.

É importante estar atento a sintomas como formigamentos, movimentos incontroláveis dos membros superiores e inferiores ou perda temporária da consciência. Ao perceber alguns destes sinais, procure um médico Neurologista para melhor avaliação do caso.

 

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?