Blog Ginecologia e Obstetrícia

blog-sop

6 fatos sobre a síndrome dos ovários policísticos

.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos e o consequente aparecimento de cistos. Confira aqui uma lista com as  6 coisas que toda mulher deve saber sobre a SOP: 

 

01 – Diagnóstico

Para que ela seja diagnosticada, é necessário que a paciente apresente, pelo menos,  três destes sintomas: irregularidade menstrual, aumento do volume do ovário, presença de cistos, aumento de peso, problemas com a fertilidade e piora na resistência à insulina.

 

2 – Riscos Associados 

A SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes.

 

3 – Tratamento 

O tratamento pode ocorrer por anticoncepcionais orais, a ser indicado pelo médico de acordo com cada caso.

 

4 – Gordura abdominal  

Mulheres com ovário policístico apresentam valores mais elevados do percentual de gordura na região abdominal, assim como apresentam fatores de risco cardiovasculares mais precocemente. 

 

5 – Hábitos saudáveis são um aliado

Dieta e exercícios físicos melhoram a resistência à insulina e retorno dos ciclos ovulatórios, logo são essenciais. 

 

6 – Personalização  

A SOP manifesta-se de diferentes formas nas mulheres e por este motivo seu tratamento deve ser individualizado, levando em conta diversos outros fatores que devem ser avaliados por um médico. 

 

 

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?