Blog Nutrição

blog-lactose

Intolerância à lactose tem cura?

.

A intolerância à lactose se dá a partir da incapacidade total ou parcial de digerir o açúcar encontrado no leite e seus derivados. Isso ocorre porque o organismo não produz ou produz insuficientemente uma enzima digestiva chamada lactase, que é responsável pela digestão da lactose, que faz com que chegue no intestino grosso da mesma forma que foi ingerida, inalterada no processo de digestão, provocando a fermentação dessa substância (lactose) pelas bactérias presentes no intestino. Provocando cólicas, flatulências, náuseas, distensão abdominal, e diarreias. 

A disfunção pode ocorrer em decorrência da deficiência congênita, forma rara e crônica onde a criança já nasce com a incapacidade de produzir lactase. Também pode surgir através da diminuição contínua da capacidade de produzir lactase, ou ainda, em casos em que a produção da enzima pode ser afetada pelo surgimento de doenças secundárias como síndrome de crohn, diarreia, doença celíaca ou APLV.

O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica e por meio de exames como teste de intolerância à lactose, teste de acidez no conteúdo fecal, e de hidrogênio na respiração durante a expiração. Embora a intolerância à lactose não tenha uma cura efetiva, é fundamental que o indivíduo realize um acompanhamento regular com um médico Gastroenterologista, a fim de avaliar adequadamente o seu quadro e ser orientado a respeito das recomendações para conviver com essa condição com mais saúde e bem-estar.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?