Blog Urologia

blog-segurarurina

Não consigo mais segurar a urina – O que devo fazer?

.

A Síndrome da Bexiga Hiperativa (SBH) é um problema muito comum e pouco divulgado que se caracteriza pela diminuição da capacidade da bexiga em armazenar a urina, sendo assim, o paciente sofre com a urgência miccional que pode vir acompanhada de incontinência urinária, aumento do número de idas ao banheiro e necessidade de levantar várias vezes a noite para fazer xixi.

Este quadro de bexiga hiperativa é um problema neuromuscular que está relacionado ao músculo detrusor (músculo que reveste a bexiga), pois ele passa a se contrair involuntariamente, causando a necessidade emergencial de eliminar a urina contida na bexiga – mesmo que em pequenos volumes.

Algumas doenças como AVC, diabetes, infecção urinária, hérnia discal, hiperplasia de próstata, insuficiência cardíaca e até alguns medicamentos, são considerados um estímulo para o aparecimento da síndrome da bexiga hiperativa, porém, ela pode surgir independente destes fatores. O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica das condições gerais e histórico do paciente, exames físicos e exames laboratoriais.

O primeiro passo para o tratamento é procurar ajuda de um médico Urologista e avaliar as melhores formas de tratamento que podem envolver o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas. Outra alternativa de tratamento é a terapia comportamental, que envolve a adoção de atitudes e hábitos alimentares que favorecem o melhor controle da bexiga e melhor qualidade de vida.

Independente de qual seja o caso e de que forma se apresenta a SBH, realizar uma avaliação médica assim que percebidos os primeiros sintomas é fundamental.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?