Blog Mastologia

blog-nodulo

Nódulo na mama – Devo me preocupar?

.

O nódulo mamário é caracterizado como um caroço na mama que pode estar associado a alterações benignas ou à um câncer. 

Os nódulos na mama podem aparecer em qualquer idade e em qualquer fase da vida. As lesões benignas denominadas fibroadenoma é o tumor benigno mais comum e acomete mulheres com idade entre 20 e 50 anos. Os nódulos mamários que apresentam células cancerígenas, geralmente se desenvolvem em mulheres com idade superior a 50 anos. Por isso a importância dos exames preventivos regulares nessa faixa etária.

Mesmo que na maioria dos casos os nódulos sejam de natureza benigna, ele é o primeiro indicativo do câncer de mama, portanto deve ser avaliado criteriosamente quanto a seu aspecto, endurecimento e sinais como: inchaço ou dor na mama, secreção nos mamilos (purulenta ou sanguinolenta), inversão do mamilo, espessamento ou vermelhidão da pele.

Uma das ações mais importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama é o autoexame, que pode ser realizado de acordo com os seguintes passos:

– Tire a blusa, se posicione frente ao espelho, coloque as mãos na cintura e verifique o formato e o tamanho das mamas 

– Verifique se a pele se mantém íntegra ou se há alguma alteração na aréola ou no mamilo; verifique se o sutiã está do tamanho adequado ou se ele deixa marcas que indiquem inchaço. 

– Utilize um creme de pele ou óleo que facilite o deslizamento da mão direita pela mama esquerda, apalpe-a com as pontas dos dedos; realize movimentos em forma de círculos, cuidadosamente da axila e depois em direção ao mamilo 

– Enquanto estiver realizando a apalpação, verificar se há locais mais densos ou caroços; pressione delicadamente o mamilo para verificar se há saída de líquido de qualquer origem.

– Realize estes passos para ambas as mamas e ao observar qualquer sintoma, caroço ou aspecto diferente do comum, procure um médico Mastologista para avaliar e apontar as melhores alternativas de tratamento.

Importante lembrar que por mais que o câncer seja mais comum em mulheres, 1 em cada cem casos ocorrem em homens, portanto, todos os pontos citados devem ser avaliados por ambos os sexos.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?