Blog Urologia

blog-prostata

Próstata – Um órgão vital para a saúde masculina

.

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga. É responsável pela fabricação do líquido prostático: ele compõe uma parte da formação do sêmen e possui a função de nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides.

Os sintomas abaixo indicam um problema de saúde ou uma patologia instalada na próstata:

  • Necessidade urgente de ir ao banheiro;
  • Dificuldade para começar a fazer o xixi;
  • Necessidade constante de fazer xixi e ao sair do banheiro, sentir que a bexiga não se esvaziou completamente;
  • Jato de gotejamento ou muito fraco.

O câncer é uma das principais doenças da próstata. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, 6 em cada 10 homens com mais de 65 anos são diagnosticados com câncer de próstata ao longo da vida.

Qualquer indivíduo do sexo masculino pode desenvolver câncer de próstata, inclusive um indivíduo que já possui hiperplasia prostática (aumento da próstata), mas a hiperplasia em si não vira necessariamente câncer e não está relacionada ao câncer de próstata.

É necessário uma avaliação médica periódica após os 40 anos para realizar exames como PSA (Para avaliar a quantidade deste antígeno no sangue, caso esteja alto, é um ponto a se preocupar), toque retal (avaliar o crescimento da próstata), e ultrassom. Caso seja encontrado alguma alteração, o quanto mais cedo, maior a probabilidade de cura!

Esteja atento, agende a sua consulta e cuide da sua saúde prostática!

 

 

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?