Blog Urologia

blog-pedrarins

Pedras nos rins – Quais os sintomas e como prevenir

.

As pedras nos rins (nome popular para cálculos renais) são massas endurecidas que podem se formar em qualquer parte do sistema urinário. Dependendo do seu tamanho, ela pode ser eliminada através da urina, sem prejuízos. Em outros casos, ela pode ficar presa nos rins ou canal urinário, podendo causar uma dor intensa e até sangramento.

As causas do aparecimento das pedras nos rins podem ter origem genética, estar associada à baixa ingestão de líquidos e/ou alimentação inadequada e de excesso em sódio.

Os sintomas mais comuns são: dor intensa nas costas, podendo irradiar para a virilha, dor ao fazer xixi, coloração da urina (rosa, avermelhada ou marrom), enjoos ou vômito, urgência miccional e febre, a pedra pode obstruir o canal da urina, impedindo que o fluxo da urina ocorra normalmente.

O tratamento de pedra nos rins geralmente é realizado em casa, com a administração de medicamentos para tratamento da dor, ingestão de líquidos em grande quantidade e manter uma alimentação balanceada, priorizando alimentos com pouco sódio. Em caso de cálculos maiores e mais resistentes, pode ser necessário a sua retirada através de cirurgia a laser.

A maneira mais eficaz de prevenir o aparecimento de cálculos renais, é tomar muito líquido, esvaziar a bexiga antes que ela se encha completamente, evitar infecções urinárias de repetição, e realizar consultas e exames preventivos com médico urologista.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?