Blog Cardiologia

blog-cardiomeses

A importância da consulta cardiológica nos primeiros meses de vida

.

A cardiopatia congênita é uma condição cardíaca que provoca alteração no funcionamento adequado do coração. Essa disfunção aparece nas primeiras 8 semanas de gestação, momento em que é formado o coração do bebê. 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos nascem em média 24 mil crianças com este problema cardiológico (de 9 a 10 crianças para cada 1000), sendo que metade dessas crianças terão que se submeter à cirurgia cardíaca nos primeiros meses de vida.

O diagnóstico da doença é realizado através de exames rotineiros do pré-natal, no primeiro e segundo trimestre gestacional, assim como nas alterações que podem ser percebidas através do exame de ultrassom morfológico.

O tratamento deste tipo de anormalidade depende da gravidade de cada caso, existem alguns casos que não exigem tratamento, já outros, mais graves, podem exigir o uso de medicamentos, cirurgias e até transplante de coração.

A progressão da doença também pode variar, pois existem casos em que a doença não se altera com o passar do tempo – assim como também existem casos onde a vida fora do útero é completamente inviável por causa da lesão cardíaca.

Acompanhar cardiologicamente o bebê desde a gestação, realizar um planejamento de parto adequado e realizar consultas cardiológicas regulares é essencial para que a saúde do coração do seu filho esteja sempre em dia!

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?