Blog Gastroenterologia

blog-gastrite

Gastrite x Úlcera – entenda a diferença

.

Tanto a gastrite quanto a úlcera podem se apresentar da mesma forma: pequenos incômodos (azia), vômitos e, em casos mais graves, perda de peso. As causas são semelhantes e o tratamento possui o mesmo objetivo: neutralizar a substância gástrica do estômago de modo a evitar ulcerações.

Os fatores de risco para o surgimento de ambos são: consumo de álcool em excesso, tabagismo, estresse, doenças autoimunes e o uso recorrente de anti-inflamatórios.

A gastrite consiste na inflamação ou infecção do tecido que reveste o estômago, pode acontecer de forma aguda, sendo erradicada em poucos meses com o tratamento adequado ou crônica durando anos. 

A úlcera é mais grave: caracterizada por uma ferida no estômago, em grande parte pela presença da bactéria Helicobacter Pylori, mas também pode surgir devido ao estresse e uso excessivo de anti-inflamatórios. Essa lesão pode ser agravada através do contato com o suco gástrico.

O diagnóstico de ambos é confirmado através do exame de endoscopia e seus tratamentos são administrados com antiácidos e antibióticos caso seja detectada a presença de bactéria. 

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?