Blog Ginecologia e Obstetrícia

blog-infertilidade

Quais os principais sintomas para a Infertilidade feminina?

.

Uma paciente pode ser considerada infértil após a ausência de gravidez em um período igual ou superior a 12 meses com vida sexual ativa sem o uso de métodos contraceptivos. 

Segundo o Ministério da Saúde, a infertilidade atinge 8 milhões de pessoas no Brasil e existem diversas causas que podem impedir o início de uma gestação.

As mulheres passam por um processo reprodutivo que envolve a ovulação. Ele inicia com a captação do óvulo pela tuba, a fertilização deste óvulo pelo espermatozoide e, na etapa final, a implantação do embrião no útero. 

Se alguma etapa do processo reprodutivo estiver em mau funcionamento ou for interrompida, a gravidez não ocorrerá. É importante saber quais as principais causas da infertilidade feminina e o que ela envolve: problemas na ovulação, alterações tubárias, problemas no útero ou ovários, idade, peso, tabagismo e endometriose. 

Os sintomas causados dependem do diagnóstico de cada mulher. Muitas não sentem nenhuma alteração física e necessitam realizar diagnósticos precisos através de consultas e exames para o fechamento de um diagnóstico e tratamento adequado. 

Outras mulheres, a depender da causa da infertilidade, sentem sintomas como fortes dores decorrentes de endometriose, sangramento menstrual excessivo e no meio do ciclo, alterações hormonais, entre outros sintomas que isoladamente não significam infertilidade, mas que podem estar diretamente ligados a este problema.

De todo modo, é necessário um acompanhamento médico rigoroso com um ginecologista, para avaliar as causas e impedimentos através de exames complementares e finalmente um tratamento com foco em um bom prognóstico para uma gestação saudável.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?