Blog Otorrinolaringologia

blog-dores-de-ouvido

Dores de ouvido frequentes – saiba como se precaver

.

Quem já sofreu com as dores de ouvido sabe que é uma dor bem inconveniente e, dependendo da intensidade, impossibilita uma pessoa de realizar tarefas fáceis e rotineiras. A dor de ouvido pode ser causada por uma lesão no ouvido, mas na maioria dos casos é causada por agentes infecciosos como vírus, bactérias ou fungos.

É importante lembrar que todo o sistema auditivo é muito próximo das vias aéreas. Portanto, após ter uma infecção de garganta, sinusite ou qualquer problema respiratório com vírus ou bactérias, você pode apresentar dores de ouvido em decorrência da migração desses microrganismos das vias aéreas ou da garganta para o sistema auditivo.

A melhor forma de prevenir as dores de ouvido, é realizar a excreção das secreções decorrentes do quadro de gripes ou resfriados, de modo a evitar o entupimento das vias aéreas e diminuindo as chances de edema, e migração de microrganismos para as tubas auditivas.

Evite ficar exposto a toxinas locais com muita poluição ou excesso de fumaça de cigarro, pessoas expostas por período prolongado à agentes tóxicos, têm maior predisposição a sentir dores de ouvido. Mantenha o cuidado com inserção de hastes flexíveis para a higienização da orelha e evite a entrada de água no ouvido.

Se as dores persistirem, procure imediatamente auxílio médico para realizar o tratamento necessário.

 

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?