Blog Gastroenterologia

blog-refluxo-gastrico

Saiba porque o refluxo gástrico pode atrapalhar o seu sono

.

O refluxo gastroesofágico é uma doença do aparelho digestivo que caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Isso ocorre devido ao mau funcionamento da válvula responsável por garantir que os restos de comida não façam o percurso contrário e voltem para o esôfago.

O refluxo pode estar relacionado a questões genéticas ou de hábitos (consumo excessivo de álcool, tabagismo, má alimentação, estresse, privação do sono) e a ação do refluxo pode causar dor na parte inferior do tórax que muitas vezes pode ser confundida com infarto, enjoos, azia, tosse crônica, rouquidão e sensação de gosto amargo na boca.

A apneia do sono são ruídos, engasgos ou interrupções na respiração durante o sono, com pelo menos 5 repetições em um intervalo de uma hora, fazendo com que diminua a concentração de oxigênio no sangue. 

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Um estudo da Mayo Clinic em 2010 revela que cerca de 68% dos pacientes com algum nível de apneia obstrutiva do sono também apresentam refluxo gastroesofágico. O sono modifica a estrutura do funcionamento do sistema digestório, provocando uma paralisação da válvula responsável por não permitir o retorno do conteúdo gástrico, dessa forma, acaba facilitando a ocorrência do refluxo.

O primeiro passo para entender sobre este problema, é procurar um profissional especialista do sono para realizar um diagnóstico, e posteriormente avaliar a saúde do indivíduo como um todo, estabelecendo a melhor alternativa de tratamento.

 

Faça seu agendamento agora com rapidez e praticidade. Preços acessíveis.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?