Blog Pediatria
Obesidade infantil – Cuidado com a alimentação do seu filho
.
Diante do aumento do percentual de crianças obesas no Brasil, cresce a preocupação relacionada às doenças que essas crianças podem desenvolver ao longo de sua vida. Diabetes, hipertensão e problemas relacionados à gordura no fígado (esteatose), são na maioria das vezes decorrentes de hábitos alimentares não saudáveis.
Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que em apenas quatro décadas, o número de crianças obesas subiu de 11 milhões para 124 milhões. Existem outras 123 milhões de crianças e jovens entre 5 e 19 anos, com sobrepeso e dentro da linha de risco da obesidade.
Para lutar contra a obesidade na infância é necessário pensar em meios de prevenção desde a gestação. Além das práticas saudáveis da mãe com alimentação e exercícios físicos, é necessário realizar aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê.
A introdução de alimentos na vida da criança também deve ocorrer de forma balanceada (frutas, legumes, saladas), evitando alimentos industrializados (bolachas, doces e fast foods) e o consumo adequado de líquidos (água e sucos naturais sem açúcar).
As telas de computador e celular, concedida para os filhos em larga escala por essa geração, deve também ser balanceada com atividades físicas e interações sociais prazerosas, proporcionando às crianças uma noite de sono tranquila (de 9 a 11 horas de sono por noite, sem ruídos ou luzes fortes).
A criança também deve se consultar regularmente com um médico pediatra para avaliar as fases do desenvolvimento, nutrição, marco do crescimento e a sua saúde como um todo.