Blog Clínica Geral
Existe relação entre a pressão baixa e a hipoglicemia?
.
A hipotensão se caracteriza pela queda da pressão arterial a níveis mais baixos que o normal (níveis menores que 90×60). Geralmente a hipotensão só causa prejuízos aos indivíduos em casos mais graves, quando a queda da pressão faz com que o sangue não circule adequadamente, sendo incapaz de oxigenar os tecidos e órgãos do corpo, podendo causar lesões nos mesmos e riscos para a saúde.
A queda da pressão arterial pode ser causada por fatores como desidratação, hemorragia, gravidez, cirrose hepática, reações alérgicas ou por excesso de medicação anti-hipertensiva. Os sintomas envolvem: dificuldade de raciocínio, dificuldade de ficar de pé, taquicardia, enjoo, câimbra, tontura, vômito, fraqueza e sonolência.
A hipoglicemia é a diminuição dos níveis de açúcar no sangue a níveis menores que 70 mg/dL. As principais causas envolvem: a super dosagem das medicações de tratamento do diabetes, produção excessiva de insulina pelo pâncreas, consumo excessivo de álcool, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, dentre outras.
Uma pessoa com hipoglicemia pode sentir sintomas como: tremor, suor frio, palpitações, dor de cabeça, nervosismo, náuseas e vômitos, e em casos mais graves pode ocorrer alterações nos níveis de consciência, sensação de desmaio, convulsões e confusão mental. A hipoglicemia pode causar hipotensão, ou pode não possuir nenhuma relação.
Não existe necessidade de tratamento para a pressão baixa e hipoglicemia se o paciente não possui outra queixa associada e nenhuma outra doença relacionada. Em casos de pressão arterial a níveis normais com queda súbita, é necessário que ele seja avaliado por um médico Cardiologista para investigar as possíveis causas da hipotensão. A hipoglicemia quando acontece repetidamente, deve ser avaliada por um Endocrinologista, a fim de realizar testes e exames laboratoriais para avaliar os índices glicêmicos e verificar a melhor forma de tratamento.