Blog Ortopedia
Bebês e os problemas ortopédicos
.
Os primeiros passinhos do bebê é uma das fases mais esperadas pelos pais, no entanto, alguns problemas e desordens posturais podem surgir.
É necessário ficar atento, pois a correção pode acontecer naturalmente com o decorrer do tempo, mas se não ocorrer, o bebê pode desenvolver algum tipo de disfunção no movimento. A avaliação e o auxílio ortopédico podem ser essenciais para a correção do membro e evitar que este problema possa atrapalhar na vida adulta.
É perfeitamente normal que o bebê apresente pernas arqueadas ou pés afastados logo quando começam a caminhar, porém é necessário observar toda a estrutura corpórea com atenção.
Ao completar dois anos, esses problemas ortopédicos devem ficar menos acentuados e próximo do que é considerado como normal.
Elencamos os problemas ortopédicos mais frequentes em bebês:
Pernas arqueadas – Considerável espaço entre os joelhos e tornozelos na posição em pé que dificultam o equilíbrio pleno.
Bate joelhos – O bebê junta os joelhos e um espaço se forma entre os tornozelos;
Dedos de pombo/ Pés para fora – Os pés do bebê ao invés de estarem apontados para frente, são voltados para dentro ou para fora. Ambos afetam o equilíbrio.
Caminhar nas pontas dos pés – Essa prática provoca lesões no pé ao longo dos anos e pode dificultar o desenvolvimento motor da criança.
Todos os problemas citados devem ser corrigidos de acordo com o crescimento. Para que essas condições sejam corrigidas é fundamental que sejam realizadas consultas regulares para avaliar o crescimento e desenvolvimento adequado.