Blog Cardiologia
Cardiopatia pós-covid 19 – conheça os riscos e como acompanhar
.
Diversos estudos apontam que pessoas com algum tipo de cardiopatia, seja ela congênita ou adquirida, tendem a desenvolver a forma mais grave da COVID 19. Esta condição pode gerar um comprometimento ainda maior do bom funcionamento do coração.
Aliado a isso, estudos da Universidade de Wuhan calculam que cerca de 16% das pessoas que tiveram COVID 19 apresentam alguma complicação cardíaca. Como a cardiopatia é uma doença sem sintomas, é imprescindível procurar um médico cardiologista após a contaminação pelo coronavírus e realizar todos os exames necessários para avaliar a saúde do seu coração, antes de voltar para as atividades comuns do dia a dia, como realizar exercícios físicos.
O esforço físico requerido durante a realização de atividade física demanda um esforço maior do coração para bombear a quantidade adequada de sangue para os músculos. Caso exista alguma lesão provocada pela infecção por COVID 19, o coração pode entrar em colapso e até parar.
Retorne à prática de exercícios físicos com segurança após a COVID 19, realize exames cardiológicos preventivos e cuide da saúde do seu coração.