Blog Otorrinolaringologia
Dores de garganta constantes? Conheça os riscos
.
Dores de garganta causam grande incômodo na hora de falar e de se alimentar, na maioria das vezes é associada a uma gripe ou resfriado. O grande problema desta questão é que nem sempre a dor de garganta é tratada da forma adequada e quando negligenciada, pode trazer sérios problemas para a saúde.
Quando a infecção de garganta ocorre corriqueiramente e não é tratada de maneira adequada, a infecção pode afetar o coração. As bactérias presentes na infecção de garganta, quando não erradicadas do organismo, favorecem o surgimento de uma doença autoimune conhecida como febre reumática. Nestas condições, o próprio organismo começa a identificar células saudáveis como corpos estranhos e invasores, atacando e destruindo-as.
Quando a febre reumática atinge o indivíduo, o corpo começa a ter processos inflamatórios, inclusive no músculo cardíaco e válvulas cardíacas causando um mal funcionamento do coração. A pele, o cérebro e as articulações também podem ser afetadas e comprometidas.
Em outros casos, sua frequência pode indicar alguma condição grave relacionada a câncer na região, problemas nas cordas vocais e outro problema de ordem respiratória grave que pode evoluir (pneumonia e COVID-19, por exemplo).
Não negligencie dores de garganta: trate-as e procure um médico!