Blog Ginecologia e Obstetrícia
Quais os principais sintomas para a Infertilidade feminina?
.
Uma paciente pode ser considerada infértil após a ausência de gravidez em um período igual ou superior a 12 meses com vida sexual ativa sem o uso de métodos contraceptivos.
Segundo o Ministério da Saúde, a infertilidade atinge 8 milhões de pessoas no Brasil e existem diversas causas que podem impedir o início de uma gestação.
As mulheres passam por um processo reprodutivo que envolve a ovulação. Ele inicia com a captação do óvulo pela tuba, a fertilização deste óvulo pelo espermatozoide e, na etapa final, a implantação do embrião no útero.
Se alguma etapa do processo reprodutivo estiver em mau funcionamento ou for interrompida, a gravidez não ocorrerá. É importante saber quais as principais causas da infertilidade feminina e o que ela envolve: problemas na ovulação, alterações tubárias, problemas no útero ou ovários, idade, peso, tabagismo e endometriose.
Os sintomas causados dependem do diagnóstico de cada mulher. Muitas não sentem nenhuma alteração física e necessitam realizar diagnósticos precisos através de consultas e exames para o fechamento de um diagnóstico e tratamento adequado.
Outras mulheres, a depender da causa da infertilidade, sentem sintomas como fortes dores decorrentes de endometriose, sangramento menstrual excessivo e no meio do ciclo, alterações hormonais, entre outros sintomas que isoladamente não significam infertilidade, mas que podem estar diretamente ligados a este problema.
De todo modo, é necessário um acompanhamento médico rigoroso com um ginecologista, para avaliar as causas e impedimentos através de exames complementares e finalmente um tratamento com foco em um bom prognóstico para uma gestação saudável.