Blog Nutrição
5 Dicas de alimentos para o fortalecimento dos ossos
.
Com o avanço da idade, é muito comum começar a surgir o enfraquecimento ósseo. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 18 milhões de pessoas sofrem com osteoporose e problemas ósseos e deste número, boa parte ainda desconhece a doença.
A osteoporose ocorre devido a uma disfunção entre a reabsorção e a formação óssea, redução da produção de hormônios, causando porosidade nos ossos e deixando-os mais propensos ao risco de fraturas, principalmente, na coluna, quadril e punho.
Para o fortalecimento ósseo, é necessário exercícios físicos, parar de fumar e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Alguns hábitos alimentares também ajudam:
Consumo de vegetais verdes (couve, espinafre, agrião, brócolis) que são excelentes fontes de cálcio;
Consumo de frutas secas (tâmara, figo, damasco) que são fontes de nutrientes e antioxidantes que previnem doenças degenerativas;
A inserção da soja nas refeições diárias favorece a fortificação dos ossos, pois a substância presente neste alimento (isoflavona) possui uma estrutura parecida com o estrogênio (hormônio) e ajuda os ossos a absorverem substâncias minerais:
Ingerir peixes como salmão e sardinha, pois são ricos em vitamina D e ajudam na absorção do cálcio;
Consumir nozes, pois elas possuem um alto teor de cálcio e ajudam a proteger os ossos.
Embora a doença ocorra nos dois sexos, ela é predominante no sexo feminino: uma em cada três mulheres desenvolvem osteoporose, principalmente, após a menopausa.
Desta forma, é imprescindível realizar frequentemente consultas e exames de rotina (consulta reumatológica, densitometria óssea) que permitam analisar o nível de perda óssea e avaliar as melhores alternativas de tratamento.