Blog Ginecologia e Obstetrícia
6 fatos sobre a síndrome dos ovários policísticos
.
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos e o consequente aparecimento de cistos. Confira aqui uma lista com as 6 coisas que toda mulher deve saber sobre a SOP:
01 – Diagnóstico
Para que ela seja diagnosticada, é necessário que a paciente apresente, pelo menos, três destes sintomas: irregularidade menstrual, aumento do volume do ovário, presença de cistos, aumento de peso, problemas com a fertilidade e piora na resistência à insulina.
2 – Riscos Associados
A SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes.
3 – Tratamento
O tratamento pode ocorrer por anticoncepcionais orais, a ser indicado pelo médico de acordo com cada caso.
4 – Gordura abdominal
Mulheres com ovário policístico apresentam valores mais elevados do percentual de gordura na região abdominal, assim como apresentam fatores de risco cardiovasculares mais precocemente.
5 – Hábitos saudáveis são um aliado
Dieta e exercícios físicos melhoram a resistência à insulina e retorno dos ciclos ovulatórios, logo são essenciais.
6 – Personalização
A SOP manifesta-se de diferentes formas nas mulheres e por este motivo seu tratamento deve ser individualizado, levando em conta diversos outros fatores que devem ser avaliados por um médico.