Blog Clínica Geral
Tire suas dúvidas sobre a vacinação!
.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o vírus da gripe começa a aparecer no Brasil com mais frequência a partir do mês de março, causando problemas como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com inúmeras hospitalizações. Para que ocorra a melhoria deste cenário, anualmente é iniciada a campanha de vacinação para a imunização contra a gripe.
No entanto, com o panorama da COVID-19 é preciso ter alguns cuidados.
Se você está prestes a se vacinar, você deve ter o intervalo de duas semanas entre uma vacina e outra (independente da ordem em que elas sejam aplicadas). Esse período é necessário para que o corpo possa assimilar as diferentes ações imunizadoras.
As duas vacinas possuem funções diferentes, mas a vantagem de tomar a vacina da gripe é filtrar os sintomas. Se você apresentar sintomas como tosse, falta de ar e febre apesar de já ter sido vacinado contra a gripe, é necessário averiguar para ver se você contraiu a COVID-19.
A campanha de vacinação contra a gripe já se iniciou e serão vacinados os seguintes grupos prioritários:
- Crianças entre 6 meses e 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Indígenas
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com mais de 60 anos
- Professores
- Pessoas com doença crônica ou deficiência
- Forças armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do setor de transporte
- Agentes carcerários
- Presidiários
A Vacinação contra a COVID-19 está acontecendo por ordem de prioridades de acordo com a distribuição nas cidades. É necessário estar atento à divulgação das datas que a vacina será ofertada para cada idade correspondente.
Confira o site Quando Vou Ser Vacinado para informações e estimativas do seu estado e do Ministério da Saúde.