Blog Dermatologia
Feridas que não cicatrizam! Devo me preocupar?
.
Nem toda ferida que não cicatriza com facilidade pode ser indício de uma lesão cancerígena. No entanto, ela deve ser avaliada com cautela, pois a dificuldade de cicatrização é um grande alerta para a presença de células cancerígenas.
Estas lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum em áreas expostas ao sol.
As características de lesões cancerígenas mais observadas são: lesão irregular na pele, que pode se apresentar de várias cores (marrom, preta, vermelha) e podem mudar de cor, textura e tamanho, podem apresentar crosta central e manchas e/ou feridas que coçam e não cicatrizam.
Ao observar qualquer um destes sinais de lesão na pele, é necessário procurar com urgência o atendimento de um médico dermatologista, pois, quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de pele, mais efetivo será o tratamento e maiores as chances de cura.
O tratamento envolve remoção do tumor por técnica cirúrgica, raspagem da lesão a depender do tamanho da área afetada, cirurgia a laser, criocirurgia (destruição do tumor por meio de congelamento), radioterapia, quimioterapia e imunoterapia também são alternativas de tratamento.
Cada técnica é escolhida de acordo com o tamanho, forma, gravidade do tumor, e de acordo com o histórico de saúde do paciente.
Adote bons hábitos de cuidados com a pele, use filtro solar, evite exposição ao sol e bronzeamento artificial e lembre-se de realizar exames de prevenção regularmente.