Blog Mastologia
Reconstrução mamária pós-câncer de mama
.
Muitas mulheres ao receberem o diagnóstico de câncer de mama, necessitam realizar a retirada cirúrgica total ou parcial da mama com o objetivo de retirar todo o tecido acometido pelo câncer.
A reconstrução da mama tem o objetivo de restaurar a mama após a cirurgia em todos os seus aspectos: aparência, forma e tamanho (com o uso de próteses de silicone para ajuste do volume e formato, ou através de enxertos de gordura).
Essa cirurgia ajuda na recuperação da autoestima da paciente e também eleva a sua qualidade de vida.
Existem dois tipos de reconstrução: a imediata e a tardia.
A reconstrução imediata é realizada no ato da remoção cirúrgica (mastectomia), conferindo uma melhora significativa na autoestima da paciente.
A reconstrução tardia é realizada a partir do terceiro mês de cirurgia, pois dependendo do tipo de câncer, o médico pode optar por esperar pelo laudo definitivo da biópsia – no qual será mostrado também a necessidade ou não de sessões de radioterapia. Neste caso, a reconstrução só é indicada no final do tratamento radioterápico para que os resultados da reconstrução não sejam comprometidos pela radiação.
Os cuidados pré e pós cirúrgicos são tão importantes quanto o ato cirúrgico em si, por isso, siga sempre as recomendações de seu médico mastologista.