Blog Oftalmologia
Retinopatia diabética – entenda como o diabetes pode prejudicar a sua visão
.
Níveis excessivos de glicose no sangue são capazes de danificar os vasos sanguíneos presentes dentro da retina. A retinopatia diabética pode se desenvolver silenciosamente sem que a pessoa perceba a progressão da doença e a falta de tratamento ou diagnóstico tardio podem levar ao comprometimento total da visão.
A doença acontece em quatro estágios, que vão desde microaneurismas, pequenos sangramentos e dilatação dos vasos, até a fase onde acontece o bloqueio severo dos vasos sanguíneos e deficiência total de irrigação em diversas partes da retina.
A necessidade de revascularização das regiões, provoca o crescimento de vasos frágeis e defeituosos que podem se romper facilmente e espalhar sangue por toda a cavidade ocular, resultando na perda total ou parcial da visão pelos danos causados à retina.
A retinopatia diabética pode se manifestar em diabéticos não tratados ou em pacientes medicados. É uma doença de difícil detecção precoce e, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pessoas portadoras de diabetes tem 25 vezes mais chances de perder a visão.
A retinopatia diabética é a principal doença que causa cegueira em pessoas adultas. Agende agora mesmo a sua consulta e venha cuidar da sua saúde ocular com a Saúde+Fácil.
Telefone: (62) 3086-9600
WhatsApp: (62) 98516-1200