Blog Otorrinolaringologia
Rinite Alérgica – Saiba como evitar as crises indesejadas
.
A rinite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa nasal. Os casos de rinite alérgica são causados, geralmente, pela exposição à poeira, barata, fungos, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza, dentre outros.
Um estudo da International Study of Asthma and Allergic Diseases in Childhood realizado em várias localidades do Brasil mostrou que 37,2% dos pacientes atingidos pela rinite são adolescentes. Se o paciente possui uma propensão à rinite, geralmente as alergias são detectadas nessa idade e os sintomas da doença incluem:
- Espirros;
- Obstrução nasal;
- Corrimento nasal;
- Coceira e vermelhidão nos olhos;
Em casos mais graves, pode ocorrer a perda do paladar e olfato. O diagnóstico é realizado através de um médico otorrinolaringologista com base em exame físico, levando em consideração a intensidade dos sintomas e o impacto deles na qualidade de vida do paciente.
Diante da dificuldade de lidar com os sintomas da rinite alérgica, torna-se fundamental uma avaliação médica para identificar através de exames laboratoriais, o agente causador da alergia. Só assim é possível promover alternativas de tratamento mais eficazes de modo a obter o alívio dos sintomas e consequente melhoria na qualidade de vida.
Tomar bastante água, adotar um estilo de vida saudável, trocar as roupas de cama e manter os ambientes limpos e arejados ajudam muito para evitar uma crise alérgica de rinite.
⠀
.